03 — SEGREDOS DO CRESCIMENTO DE SAMUEL
Introdução
Nesta terceira aula, somos todos convidados a entender que, para crescermos espiritualmente, precisamos aceitar o compromisso da fé tanto dentro de nossos lares quanto na igreja. Exploraremos a vida e o ministério de Samuel como sacerdote, suas responsabilidades e os desafios que enfrentou para se manter fiel ao Senhor, mesmo vivendo em meio a homens malignos, fornicadores, corruptos e desonestos, como os filhos do sacerdote Eli, Hofni e Finéias. Este GK e Conexões tem o potencial de abrir nossos olhos e inspirar-nos a assumir um compromisso real de mudança de vida e de resposta ao chamado de Deus, independentemente de sermos homens, mulheres, jovens ou crianças.
1. Os Sacerdotes do Senhor Não se Contaminam.
Em um tempo de decadência espiritual, quando a nação de Israel estava afastada de Deus e o sacerdócio em Siló estava corrompido pelos pecados dos filhos de Eli (1 Samuel 2:12), Samuel destacou-se como um exemplo de integridade e temor a Deus. Ele não se permitiu ser influenciado pelo ambiente moralmente poluído ao seu redor. Pelo contrário, Samuel cresceu em graça diante do Senhor e dos homens: “E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens.” (1 Samuel 2:26).
Assim como Samuel, precisamos reconhecer que somos chamados a ser luz em meio às trevas. Temos um compromisso de servir a Deus intercedendo, orando, ensinando e libertando os necessitados, doentes e cativos. Não podemos permitir que as vaidades, paixões, corrupções e desejos do mundo contaminem o nosso coração. Deus está chamando cada um de nós para assumir um papel ativo como sacerdotes que resgatam vidas da escravidão do pecado e as conduzem à libertação pelo sangue de Jesus.
A Bíblia Diz
(Romanos 12:2)” E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
(Mateus 5:8)”Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”
(1 Coríntios 6:20)” Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
Trocando Experiências:
Houve momentos em que você precisou se distanciar de influências negativas para manter sua caminhada com Deus? Compartilhe suas experiências e o impacto que isso teve em sua vida espiritual.
2. Exercendo a Fé em Casa.
Quem deseja servir a Deus precisa começar exercendo a sua fé em seu próprio lar. O exemplo de liderança e amor começa em casa: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:24). “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (1 Timóteo 5:8). Não importa se você é o pai, a mãe ou o jovem da casa, todos têm o papel de refletir o amor e a graça de Deus em suas atitudes diárias.
Precisamos reconhecer a importância de sermos exemplo primeiro em nossa casa, sendo espelho de Cristo para a nossa família, (pais, filhos, cônjuges e irmãos). Quando a nossa casa está em ordem, fechamos as brechas espirituais que poderiam ser usadas pelo inimigo para causar divisão e destruição. Se você tem sido uma bênção na Igreja, trabalho e amando as pessoas, mas sente que falha em sua casa, é hora de rever suas prioridades. Cuide bem da sua família, eles precisam ver em você o amor de Cristo por meio da sua dedicação.
A Bíblia Diz
(Atos 16:31)”Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa.”
(Deuteronômio 6:6-7)” E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”
(Josué 24:15)” E eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
Trocando Experiências:
Como você tem buscado ser um sacerdote em sua casa? Que desafios tem enfrentado e como tem visto Deus agir? Compartilhe suas experiências para edificação de todos.
3. Exercendo a Fé na Igreja.
Desde muito jovem, Samuel começou a servir no tabernáculo do Senhor, dedicando sua vida ao serviço do Senhor: “Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho. E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual.” (1 Samuel 2:18-19).
O chamado para servir na igreja não depende de títulos ou posições formais, mas de um coração disposto a servir. A igreja não é apenas um edifício; é um corpo de pessoas que se dedicam a adorar a Deus e a amar uns aos outros: “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros, e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” (Romanos 12:4-5).
Independente de nossa função, somos chamados a servir em nossa igreja, apoiando os trabalhos dos concílios, nos integrando aos ministérios e departamentos que servem de alguma forma os propósitos do reino de Deus. Uma grande oportunidade é tornando-se um auxiliar ou líder de um GK, ou Conexões oferecendo apoio e amor àqueles que necessitam. O sacerdócio é para todos; ele começa em nossos corações e se manifesta em nossas ações diárias, seja em grandes ou pequenos gestos de amor e serviço.
A Bíblia Diz
(1 Pedro 4:10) “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”
(Filipenses 2:5) “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.”
Trocando Experiências:
Em que áreas da igreja você sente que Deus tem te chamado para servir? Há alguma experiência que você gostaria de compartilhar sobre como seu serviço tem impactado sua vida ou a vida de outros?
Conclusão
Nesta lição, aprendemos que somos chamados a um compromisso de pureza e serviço em todas as áreas de nossas vidas, seja em casa, na igreja ou na sociedade. Como sacerdotes de Deus, devemos nos recusar a nos contaminar e precisamos buscar uma vida de santidade e serviço que seja um testemunho para todos dentro e fora da igreja. Na próxima lição, veremos a função profética de Samuel e como ela pode se aplicar às nossas vidas hoje. Vejo você no próximo GK e Conexões e não se esqueça de convidar alguém para aprender com Deus por aqui!