GK SEGREDOS DO CRESCIMENTO PEDRO #01
Hoje no nosso GK vamos compartilhar alguns pontos importantes que resultaram no crescimento pleno na vida do apóstolo Pedro, e seguindo essas referências bíblicas, descobriremos alguns segredos para o nosso crescimento pleno em Deus nas diferentes áreas de nossa vida. O nosso desejo é que todos através desse GK vivam intensamente o propósito de Deus em sua vida, crendo e desfrutando sempre da sua magnífica Graça.
Apóstolo Pedro, Pedro, um apóstolo de liderança
Vamos começar com uma pergunta: Qual foi o discípulo que se levantou perante o Sinédrio para testemunhar sobre Jesus? Se você não é um profundo observador e pesquisador da palavra de Deus, certamente gastará tempo pensando e a resposta final será: “não lembro.”
Vamos agora a segunda pergunta de hoje: Qual foi o discípulo que negou Jesus três vezes? Sim, a resposta dessa é bem fácil, não é mesmo? Foi Pedro; ninguém esquece esse triste momento que cravou em Pedro essa marca negativa, mesmo tendo ele praticado coisas boas e incríveis. Veja (At 4:8-12) nos revela que Pedro também é a pessoa ou a resposta da nossa primeira pergunta, mas a lembrança desse fato parece não ser importante ou no mínimo nos revela que sempre teremos mais facilidade de nos lembrar daquilo que marcou negativamente a nossa ou a vida de alguém? Alguém deseja ampliar essa conclusão? Você descorda ou concorda com o que estamos aprendendo hoje?
Apóstolo Pedro, conforme chamado atualmente, é também conhecido por quatro tipos de nomes, Simão, Cefas, Simão Barjonas e Pedro. Pouco se sabe sobre Pedro antes do seu encontro com Jesus, provavelmente ele nasceu em Betsaida, na Costa do norte do mar da Galileia. Pedro veio de uma família de pescadores. Embora provavelmente tenha recebido uma educação básica na sinagoga daquela época, é pouco provável que Pedro tenha se aprofundado mais nos estudos da Torá. O primeiro Registro bíblico sobre Pedro é dado no evangelho escrito por João. Pedro antes de ser discípulo de Jesus, fora discípulo de João Batista e por ele já havia sido batizado.
O CHAMADO
Quando o Pedro foi apresentado a Jesus por seu irmão André, JESUS o chamou de Cefas. (Mc 1.16-20). Entretanto, é na narrativa de Lucas que encontramos o relato mais dramático do chamado de Pedro. Jesus estava ensinando as margens do lago junto aos barcos onde os pescadores lavavam suas redes após uma noite de pesca fracassada.
Quem nunca se frustrou com algum tipo de situação onde nada dá certo, onde pelejamos em certos afazeres, mas nunca sai conforme os nossos planos. Mas devemos nos posicionar e não nos desanimar na caminhada com Deus, tendo sempre o conhecimento que os planos que realmente vão dar certo são os planos de Deus. (Jr 29:11; Pv 19:21).
Jesus dá uma ordem a Pedro e seus ajudantes para voltarem ao lago e lançarem as redes, a princípio Pedro contou dizendo mestre pescamos a toda noite e nada apanhamos, mas depois ele se dispôs e disse, mas pela tua palavra lançaremos as redes. (Lc 5:5).
CONHECENDO e OBEDECENDO à VOZ de DEUS
Muitas vezes hesitamos em obedecer à voz de Deus. Alguns por falta da intimidade com o Pai não reconhecem mesmos a sua voz, já outros mesmo reconhecendo claramente quando Deus está falando e direcionando a suas vidas, por alguma razão demoram para agir em obediência, alguns devido à demora chegam a desacreditar e abandonam a fé e ainda assim após quebrarem a cara costumam questionar a Deus pelos resultados trágicos de sua inércia. Se desejamos crescer plenamente em Deus, temos que ser sensíveis à voz do Espírito Santo, precisamos ouvir atentamente e obedecer a Deus, afinal de contas é Ele quem sabe o que é melhor para nós. (Je 29:11)
Pedro é sensível à voz de Jesus logo no primeiro contato às margens do rio Jordão, e ao fim de um dia de trabalho exaustivamente improdutivo, Pedro continua reconhecendo e obedecendo à voz de Jesus. (Lc 5:9-10); Pedro conhece e obedece e então os resultados logo cham. (Mt 10:16-19, 37-39).
CRESCENDO EM DEUS
Em nossa jornada de Fé, seremos sempre instruídos pela palavra de Deus e conduzidos pelo Espírito Santo a uma nova vida.
Após reconhecer e obedecer à voz do Pai, somos diariamente auxiliados por ela a decidir por renúncia das nossas velhas práticas e costumes mundanos, aquele que só nos prejudicaram antes do nosso encontro com Cristo. Para vencer esses ataques, precisamos redobrar a nossa atenção e ampliar a nossa busca pelo Espírito Santo, pois a nossa velha natureza costuma insistir em nosso retrocesso. (At 2. 2-4; At 3. 5-7).
Deus nos concederá frutos e dons espirituais como ferramentas para a nossa jornada. Vai ser fácil? Jesus nos responde em (Jo 16. 33).
ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS
Os evangelhos frequentemente apresentam Pedro como um paradigma tanto de enorme fé como de incertezas e dúvidas humanas. Há, por exemplo, a história de Jesus andando na escuridão sobre as águas agitadas pelo vento do mar da Galileia, em direção aos discípulos que remavam seu barco contra o vento. Jesus lhe dá uma ordem, e no mesmo instante Pedro acata, também andando sobre as águas. Pedro vacila em sua fé ao ser destruído pelo vento forte e imediatamente ele começa a afundar. (Mt 14:25-31).
E não costuma ser assim atualmente? Ouvimos a voz do Deus, imediatamente inclinamos nossos ouvidos e obedecemos, mas basta uma dificuldade e logo paramos no meio da caminhada. Não aconteceu só com Pedro, veja, por exemplo, a atitude semelhante na vida de Elias. (1Rs 19:3-4). Depois de tudo que Deus tenha feito em sua vida, Elias se deixou travar pelo medo e bastou apenas uma dificuldade, um vento em forma de ameaça para ele abandonar por um tempo a sua jornada de fé.
Quantas pessoas estão passando por essa situação… Você lembra de alguém que está parado, atemorizado ou desanimado por consequência dos fortes ventos que sopram em sua vida? O que acha de orarmos por eles agora?
Até o próximo GK