04 — SEGREDOS DO CRESCIMENTO DE SAMUEL
Introdução
Nessa última lição sobre Samuel, aprenderemos que, não importa os desafios e circunstâncias que enfrentamos atualmente, o nosso Deus continua o mesmo e está sempre pronto para nos ajudar, assim como fez com Samuel durante o exercício do seu ministério profético. Samuel teve que ungir o primeiro rei de Israel em meio a um povo descrente e desobediente a Deus. Além disso, enfrentou o problema da desobediência do rei Saul, sendo conduzido por Deus a ungir Davi como futuro rei de Israel. Tenho certeza de que esta lição ajudará cada um de vocês, homens, mulheres e jovens, a se tornarem profetas ou profetizas honrados(as) do Senhor.
1. O Profeta Tem Autoridade
Um profeta ou profetiza é alguém chamado por Deus para ser Seu representante na Terra. Quando um profeta fala, é como se Deus estivesse falando através dele. A autoridade do profeta não está em sua posição pessoal, mas no poder e na palavra de Deus que ele transmite: “Porém, ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.” (1 Samuel 9:6).
Quando o povo de Israel pediu um rei para liderar a nação (1 Samuel 8:5), isso desagradou Samuel, pois ele sabia que essa decisão representava uma rejeição à soberania de Deus: “Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.” (1 Samuel 8:6). Contudo, Deus instruiu Samuel a atender ao pedido do povo, pois não estavam rejeitando Samuel, mas o próprio Deus: “E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.” (1 Samuel 8:7).
Aprendemos aqui que, embora hoje não tenhamos profetas como Samuel, todos nós, homens, mulheres, jovens e crianças lavados e remidos no sangue de Jesus, temos o dom de sermos usados por Deus quando Ele quiser. Se permanecermos em posição de consagração, jejuando, orando, lendo a palavra e vigiando, teremos a mesma autoridade para transmitir a vontade do Senhor.
A Bíblia Diz
(Hebreus 4:12) “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
(Isaías 55:11) “Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”
(Mateus 28:20) “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
Trocando Experiências:
Você já sentiu que Deus falou através de você para outra pessoa? Como foi essa experiência? Compartilhe o impacto que isso teve em sua vida e na vida de quem recebeu a mensagem.
2. O Profeta Ensina a Verdade.
Homens e mulheres de Deus, com o dom de profetizar, são chamados a falar a verdade, mesmo quando ela é difícil de ser aceita. Samuel nos ensina que a verdade de Deus deve ser proclamada com ousadia e fidelidade, independentemente de quem esteja ouvindo: “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou” (1 Samuel 13:13-14).
Atualmente, muitos têm deixado de lado o temor ao Senhor e não têm profetizado a verdade. No entanto, o exemplo de Samuel nos desafia a usar nosso dom com sabedoria e prudência, sempre buscando fazer a vontade de Deus, sem usar o púlpito ou qualquer outro meio de comunicação para expor revelações divinas de maneira equivocada ou vingativa.
A Bíblia Diz
(Isaías 61:1) “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.”
(1 Coríntios 14:3) “Mas aquele que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.”
(João 8:32) “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
Trocando Experiências:
Em que situações você sentiu que era difícil falar a verdade, mas sabia que era necessário? Como você lidou com isso? Compartilhe suas reflexões.
3. O Profeta Deve Ser Testemunha Especial de Jesus.
Quando Deus falou a Samuel que havia provido um rei em Belém, Ele não revelou o nome e a aparência da pessoa: “… Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.” (1 Samuel 16:1b). Samuel, precipitadamente, olhou para a aparência dos filhos de Jessé, mas Deus o corrigiu: “Porém, o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:7).
Hoje, homens, mulheres e jovens que desejam ser verdadeiras testemunhas de Jesus precisam ser cautelosos e esperar em Deus, buscando compreender Sua vontade em cada detalhe antes de agir. Samuel aprendeu essa lição e se tornou testemunha do que Deus pode fazer ao escolher um jovem para ser rei sobre Israel: “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (1 Samuel 16:13).
A Bíblia Diz
(1 Samuel 16:7) “Porque o Senhor não vê como vê o homem; o homem olha para a aparência, mas o Senhor vê o coração.”
(1 Coríntios 11:1) “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.”
(Mateus 5:16) “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
Trocando Experiências:
Como você tem buscado ser uma testemunha fiel de Jesus em sua vida diária? Quais desafios você tem enfrentado e como tem sentido Deus trabalhando através de você? Compartilhe suas experiências.
Conclusão
Nosso estudo de hoje encerra uma jornada de quatro lições sobre Samuel, um homem que se destacou pelo seu voto de compromisso com Deus, sua vida dedicada ao serviço no tabernáculo, seu exemplo de integridade em meio à corrupção e seu papel como profeta. A vida de Samuel nos ensina que, independentemente das circunstâncias, Deus continua a agir poderosamente por meio daqueles que se dispõem a ser Seus instrumentos. Que este exemplo nos inspire a deixar Jesus guiar o barco de nossas vidas, assumindo o chamado para sermos profetas e profetizas de honra em nossa geração. Te espero no próximo GK ou Conexões, e não se esqueça de convidar alguém para o nosso encontro.