APRENDENDO COM A HISTÓRIA DE ANA
Olá, Graça e Paz.
No GK de hoje aprenderemos com a história de Ana. Essa mulher de fé que compreendeu que sua adversidade tinha um propósito maior, em que Deus se aproveitaria de sua atitude de entrega para preparar um servo fiel para liderar o seu povo. Com Ana, poderemos crescer na fé e na esperança de que Deus nunca ignora a oração sincera. E que a entrega a Deus significa ganhar, e não perder.
Oro para que a semente da Palavra de Deus germine em seu coração e gere fé, esperança, disposição para entregar tudo a Deus em oração e crescimento, Em o nome de Jesus.
Lição 1 – A esposa preferida de Elcana
Ana era estéril e não conseguia engravidar de seu marido Elcana, a sua angústia por um filho aumentava a medida de seu sofrimento provado pelas provocações de Penina, a outra esposa de seu marido, com quem ele tinha alguns filhos. Ana tinha muita vontade de engravidar e o fato de não conseguir só aumentava a sua tristeza. Podemos ler sobre a história de Ana nos dois primeiros capítulos do livro de 1 Samuel.
Ana, mesmo sendo estéril, era a esposa predileta de Elcana, o amor do levita da linhagem de Coate por Ana era incomparável. É possível que Elcana tenha se casado com uma segunda esposa, Penina, para que esta lhe gerasse filhos. É importante dizer que embora não seja o modelo ideal aprovado pelo Senhor com relação ao casamento, a poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento. Todavia, a própria história de Ana e Penina, assim como de Raquel e Lia, revela que esse tipo de prática sempre foi seguida de muitos problemas. A rivalidade no lar era constante, pois geralmente a esposa que não gerava filhos era humilhada e duramente importunada pela esposa fértil. Assim acontecia com Ana, que frequentemente era atormentada por Penina.
Outra fonte de atrito nessa história, era o favoritismo do marido para com uma de suas esposas. Ana, apesar de ser estéril, era a esposa favorita (1 Sm 1:5-8). Também Raquel, que era estéril, era a esposa favorita de Jacó. E Jacó o preferido de sua mãe Rebeca. Esaú o preferido de seu pai, todas essas histórias só nos confirma que dificilmente haverá harmonia num lar dividido. Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. (Mateus 12:25).
Precisamos tomar muito cuidado com este tipo de comportamento dentro de nossos lares. Não deve haver favoritismo, preferência, competição, nem provocações dentro de nossas casas. Às vezes, geramos descontentamento entre nossos familiares pelo simples fato de tratarmos as pessoas com mais, ou menos, respeito, a depender de nossas preferências. “E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos os seus irmãos, aborreceram-no e não podiam falar com ele pacificamente.”(Gênesis 37:3-4).
Diferenças entre Ana e Penina
Penina: significa “pedra preciosa”, “pérola”, simboliza preciosidade, pureza e feminilidade. Ana significa “cheia de graça”, “que tem compaixão”, “clemencia”.
1 Samuel 1:7 “Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava, e ela chorava e não comia”.
Penina era uma bela mulher que chegou para encher a casa de Elcana de filhos. Embora Penina fosse bela e frutífera, lhe faltava a graça que Ana tinha. Mesmo com filhos, Penina não estava feliz por saber que Ana tinha o amor de Elcana.
É impressionante ver como muitas pessoas não conseguem encontrar alegria na porção que Deus lhe deu, mesmo tendo vários motivos para se alegrar. Observe a afirmação do sábio: “E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.” (Eclesiastes 2:11).
Precisamos buscar a felicidade. A bíblia nos orienta a buscar a alegria que só o Senhor pode dar. Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa (João 15:11). Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos! (Filipenses 4.4:).
Conclusão
Vamos concluir o GK de hoje, com a seguinte reflexão: Será que estou conseguindo me alegrar com as bênçãos que recebo de Deus?
Precisamos ser gratos por todo cuidado recebido das mãos de Deus. Ele tem sido maravilhoso e está sempre pronto a responder nossas orações. Lembre-se: …a alegria do Senhor é a nossa força. Neemias 8.10b. Vamos agradecer ao Senhor agora?
Até o próximo GK…