GK SEGREDOS DO CRESCIMENTO ANA #03
– A TRISTEZA FOI EMBORA
Hoje em nosso GK com base nas lições extraídas do cântico de Ana, aprenderemos um pouco mais sobre gratidão, sobre a importância da adoração em três fases diferentes da nossa vida: antes, durante e após recebermos as bênçãos de Deus. Temos certeza de que esse momento será incrível para todos aqui no grupo.
1 Samuel 1.18: “¹⁸ E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste”.
Logo após Ana ser abençoada por Deus através do ministério do sacerdote Eli, imediatamente ela sentiu a alegria voltar ao seu coração, a sua oração foi ouvida, o seu semblante mudou, certamente todos notaram que algo diferente estava acontecendo na vida da esposa de Elcana. Glória a Deus por isso.
Assim também acreditamos que por meio da palavra de Deus ministrada em nossos encontros de GK, o semblante de muitos também tem sido alterado, temos visto isso acontecer semana após semana; a alegria de Deus está contagiando a tua vida, essa verdade é nítida quando olhamos no teu rosto. Alguém aqui deseja relembrar um momento de transformação e alegria que presenciamos em nossos encontros?
– SAMUEL, a RESPOSTA de DEUS.
1 Samuel 1.20: “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor”.
Aquilo que parecia impossível aconteceu! Ana pelo poder de Deus finalmente estava grávida e agora a sua alegria está completa (Luca 18:27).
Em Hebreus 13:8 temos a seguinte informação: “Deus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”, sendo assim creio que Ele continua trabalhando por aqueles que nele esperam. (Isaias 64:4; Tiago 1:17); você crê que as respostas das suas orações já estão a caminho? Quem sabe hoje ela chegará e alegrará o seu coração? (Salmos 30:5; 118.15).
– O CÂNTICO de ANA
1 Samuel 1.27-28. “Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor”.
Te convido agora a meditarmos nos detalhes da oração de júbilo que Ana apresentou ao Senhor (1 Sm 2.1-10): “¹Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. ² Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. ³ Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. ⁴ O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. ⁵ Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. ⁶ O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. ⁷ O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. ⁸ Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. ⁹ Os pés dos seus santos guardará, porém, os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. ¹⁰ Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido”.
Como é bom orar em agradecimento pelas bênçãos recebidas. Sempre se lembre de agradecer pelas orações atendidas.
– ANA ACOMPANHA o CRESCIMENTO de SAMUEL.
Após seu filho ter desmamado, o que segundo a tradição daquele povo levou pelo menos 4 anos, Ana foi ao templo cumprir o seu voto, entregando o pequeno Samuel aos cuidados do sacerdote Eli, para o menino servir a Deus todos os próximos anos de sua vida. A bíblia nos informa que Ana ano após ano subia ao templo juntamente com seu marido e seus outros filhos para adorarem a Deus. Nestas ocasiões, ela levava novas roupas para Samuel, que crescia física e espiritualmente na presença do Senhor. (1 Samuel 2.19).
Embora Samuel vivia o maior tempo de sua vida longe de sua mãe, os poucos momentos da presença materna foram o suficiente para que o garoto não ficasse desorientado longe dos olhos de Ana. Foram os conselhos da mulher sábia juntamente com o cuidado divino que livraram o jovem Samuel de todas as possíveis armadilhas imorais, corruptas e pervertidas que lhe cercavam.
É possível extrairmos dessa história uma grande lição. Tempo de qualidade não tem a ver com quantidade de tempo. A quantidade de tempo que temos não interfere necessariamente na qualidade do que fazemos com ele, ou seja, precisamos investir tempo de qualidade no que fazemos, é isso que essa parte da história de Ana nos ensina. Essa mãe aproveitou ao máximo todos os momentos diferentes da vida na companhia do seu filho, para amar e instruir tanto antes como após entregá-lo ao Senhor e como resultado, Samuel tornou-se um grande homem de Deus. Imagine agora a alegria dessa mãe em ver que seu filho Samuel vive 100% na intimidade da presença de Deus.
Tenho certeza que a bênção de Deus pode nos alcançar e para isso, precisamos melhorar a qualidade do nosso tempo para com as pessoas que amamos. Deus quer que demos a elas tempo de qualidade, orientando, amando, orando, compartilhando de intimidade, de amizade com toda a nossa família. Qual é a sua disposição para tudo isso?
– CONCLUSÃO
Não deixe que nada te impeça de estar conosco no GK da próxima semana.