GK SEGREDOS DO CRESCIMENTO GIDEÃO #03
Graça e paz a todos. Um dos grandes segredos do crescimento de Gideão se deu por sua coragem e decisão de restaurar a devoção de seu povo. Devoção “significa a ação de se dedicar a algo, se consagrar, cultuar”. Deus instruiu Gideão a acabar com a devoção a Baal e a auxiliar o povo a voltar a adorar somente o Senhor. Será que o mesmo não acontece em muitos lares onde Deus deveria estar sendo adorado? Na sua opinião, qual o “Baal” que mais toma a devoção a Deus nos lares dos cristãos?
Veja o que Ele disse a Gideão: “Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque. Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai, e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite”. (Juízes 6:25-27).
Devoção somente a Deus
Uma vida sem Deus é uma vida sem propósito. Somos chamados para adorar a Deus, para vivermos sujeitos a sua vontade. Porém, todos temos livre arbítrio, e podemos decidir se adoraremos a Deus ou a outro qualquer Baal.
O povo de Israel fez a escolha errada em muitos momentos de sua história, e nesta ocasião, por se afastarem do Senhor, estavam a sete anos sofrendo nas mãos de seus inimigos. Agora, Deus convoca Gideão para liderar seu povo na direção certa.
Na cidade onde Gideão vivia, as pessoas serviam a Baal e desprezavam ao Senhor. Por isso, antes da libertação liderada por Gideão acontecer, era necessário que o povo daquela cidade voltasse ao Senhor. Assim, ele pede para Gideão destruir o altar pagão e para ele oferecer um animal em sacrifício ao único Deus verdadeiro. Você teria coragem e disposição para arrancar da sua casa tudo o que afasta a presença de Deus?
Precisamos ser corajosos e prudentes no ato de auxiliar as pessoas mais próximas a nós, a entenderem que só o Senhor é Deus e que devemos devoção somente a ele. Ainda que estas pessoas não gostem de nossa insistência, e não consigam entender o motivo de nossa fé, não podemos deixar de anunciar que Jesus também os ama, e as quer salvar. “Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês” 1Pedro 3.15.
Às vezes temos dúvidas
Muitas vezes, passamos por situações muito difíceis em nossa caminhada de fé. Quanto mais complicada for a situação, mais fácil é ter dúvidas se sairemos dela.
Gideão não acreditou facilmente que poderia vencer seus inimigos. Por isso pediu que Deus lhe desse um sinal. Mesmo após Deus atender o seu pedido, ele ainda tinha dúvidas. A dúvida não é referente ao que Deus pode fazer, mas se seremos fortes o suficiente para fazer o que ele nos pede. Nessa vida, em alguns momentos também temos dificuldade em acreditar em nós mesmos, foi assim com Gideão; até que ele por Deus foi convencido de que estava capacitado para conduzir seu povo à vitória (Jz 7.13-15). Esse mesmo processo, está acontecendo em sua vida, semana após semana aqui no GK. Você pode dar uma glória a Deus ou uma aleluia?
Você com Deus é maioria.
O povo que estava com Gideão era muito numeroso. Com aquela multidão aparentemente disposta a segui-lo na batalha, ficou mais fácil acreditar na possibilidade de vencer; então, Deus permitiu que os covardes e medrosos voltassem para suas casas, pois a grande obra que o Senhor estava para realizar, seria concluída com poucos homens e seu nome seria glorificado.
Conosco não é diferente. Às vezes visualizamos um caminho óbvio para nosso socorro. Pensamos, por exemplo, que a solução virá por meio de alguém com grandes recursos, ou de alguém que sabe o que estamos passando, ou de uma estratégia humana, porem com os filhos de Deus não costuma ser assim. A bíblia, nos apresenta vários momentos na vida de servos de Deus onde o real socorro veio por meio de pessoas e condições improváveis. (1Rs 17.6; 17.9). Por tanto, mesmo que pareça que você está sozinho(a) ou que seus inimigos são numerosos, lembre-se que você com Deus é maioria. (2Rs 6.16-17). Confie no Senhor. Ele sabe exatamente como agir em nossa vida. Esteja atento aos sinais que Deus te dá e não despreze ninguém que ele envia para te ajudar, mesmo que pareça improvável. Várias vezes o Senhor enviou anjos em forma de homens para socorrer seus filhos (Js 5.13).
Conclusão
Ainda que tudo parece perdido. E não veja uma luz no fim do túnel. Mesmo que se sinta só. Não deixe a dúvida invadir seu coração. Gideão tinha um grupo pequeno para lutar contra uma multidão. Mas com Deus, 300 foi maioria. Você com Deus também é maioria. Não deixe que nada te impeça de estar conosco no GK da próxima semana. E até o próximo GK…