GK SEGREDOS DO CRESCIMENTO PEDRO #04 —
04 Pedro o Apóstolo cheio do Espírito Santo.
Neste GK veremos a diferença na vida do apóstolo Pedro logo após o seu encontro pessoal com o Espírito Santo.
Ser cheio do Espírito Santo, é uma expressão usada para simplificar as formas de batismo com e no Espírito Santo, para uma melhor compreensão sobre “ser cheio do Espírito Santo,” precisamos relembrar qual é a ideia da palavra grega para batismo, que no original é baptizo, que significa “mergulhar” ou “imergir”. É por essa razão que muitas igrejas, inclusive a Plenitude da Fé, realiza o ato tradicional do batismo nas águas por imersão, simbolizando também o sepultar da velha natureza e o renascer em Cristo. Por tanto ser cheio do Espírito Santo nada mais é do que mergulhar ou viver uma imersão no e com o Espírito Santo.
Batimo no Espírito Santo é o ato inicial da regeneração espiritual no momento da aceitação da fé, ou no ato inicial da salvação. Essa experiencia nos marca para uma intensificação da presença do Deus Espírito Santo em sua vida. Todos os que nasceram de novo têm o Espírito Santo, aliás, ninguém seria capaz de ser um verdadeiro cristão sem a presença do Espírito Santo (Romanos 8:9; João 3:5-8, 1 Coríntios 3:16; 6:19).
Vejamos agora um pouquinho sobre o batismo com o Espírito Santo, ou seja, a imersão no revestimento de poder que vem do alto e que transforma principalmente a sua maneira de viver o reino espiritual.
Batismo com o Espírito Santo é uma experiência subsequente à conversão, é uma imersão de revestimento de poder capaz de gerar grandes transformações na vida dos filhos de Deus. Repare que os discípulos já eram crentes antes do dia de Pentecostes e por tanto já tinham o batismo no Espírito Santo (Lucas 10:20; João 20:22), porém em Atos 2:1-4, eles recebem o batismo com Espírito Santo, uma experiência permanente e poderosa de profundas transformações.
(Mateus 14:30) – O poder do batismo com Espírito Santo, foi capaz de transformar o Pedro inseguro e medroso em um apóstolo ousado e valente, condicionando-o a pregar a palavra de Deus com o poder do Espírito Santo (Atos 2:12-18). O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo e também nos encoraja e nos condiciona a viver as realizações e os feitos de Deus. Pedro tornou-se um exímio pregador e líder da primeira Igreja, ele teve um ministério frutífero regado de unção, onde muitas pessoas foram impactadas com o poder do Espírito Santo. (At 3.7, 8; 5.15; 9.34,40).
(Atos 2:1-4) – O avivamento promovido pelo Espírito Santo em Jerusalém, não transformou apenas a vida de Pedro, esse poder manifesto no grande avivamento testemunhado por milhares de pessoas no Dia de Pentecostes, foi multiplicado alçando todo o mundo.
Em Samaria por meio do ministério do diácono Felipe, um homem cheio do Espírito Santo que ao pregar a palavra de Deus e muitas pessoas crerem no Evangelho, elas foram libertas de demônios, alcançadas por milagres e batizadas nas águas, mas podemos entender pela palavra que faltava a elas, o batismo com o Espírito Santo, o poder capaz de alterar para melhor e para sempre a vida de alguém. (Atos 8:14-17).
Todos os filhos de Deus, podem e devem buscar o batismo com o Espírito Santo, e, ao mesmo tempo, os dons espirituais. Entre eles o falar noutras línguas, pois é uma promessa a todos os salvos em Cristo que desejam crescer nas revelações e manifestações espirituais. (Atos 2:38).
O que acham de orarmos a Deus nesse momento e nos próximos encontros de oração e cultos, pedindo que Deus batize o seu povo com o Espírito Santo? Vocês aceitam esse desafio? Gostaria que todos firmassem com Deus esse propósito e tragam os testemunhos de todos que serão batizados nesse próximo mês.
O apostolo Pedro, foi um judeu que reconheceu em Jesus o Messias que haveria de vir (Mateus 16:13-17), foi perseguido até que finalmente calaram a sua voz; porém os seus exemplos e experiencias com o Espírito Santo permanecem vivos em seus escritos para nosso aprendizado e edificação da Igreja. Louvado seja Deus, por nos revelar os segredos do crescimento da vida de Pedro.
Quando aceitei Jesus, tudo em mim mudou e essa mudança me convenceu a ser uma nova criatura…e quando fui batizado ao descer as águas, senti meu corpo ficando leve ao afundar e quando subi, incrível, não tem como explicar, algo muito bom, muito novo, louvado seja o nome do Senhor, Deus abençoe a todos, Ide e pregai o evangelho por todas as nações e lugares